segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Crença é necessariamente conhecimento?

Ateus sabem mais de religião do que os crentes




Bem, isso é esquisito. O  The Pew Forum on Religion and Public Life realizou um estudo em que os dito ateus responderam corretamente mais perguntas de conhecimento religioso do que os devotos. Os mórmons e judeus também marcaram bem e, como os ateus, sabem mais sobre o cristianismo que os cristãos.
Aqui estão alguns resultados surpreendentes da Pew:
Mais de quatro em cada dez católicos nos Estados Unidos (45%) não sabem que sua igreja ensina que o pão e o vinho usados na comunhão não só simbolizam, mas tornam-se realmente o corpo e o sangue de Cristo. Cerca de metade dos protestantes (53%) não pode identificar corretamente Martin Lutero como a pessoa cujos escritos e ações inspirou a Reforma Protestante, que fizeram a sua religião um ramo separado do cristianismo. Cerca de quatro em dez judeus (43%) não reconhecem que Maimônides, um dos rabinos mais venerados da história, era judeu.
Além disso, menos da metade dos americanos (47%) sabe que o Dalai Lama é budista. Menos de quatro em cada dez (38%), associam Vishnu e Shiva corretamente com o hinduísmo. E apenas cerca de um quarto de todos os americanos (27%) respondeu corretamente que a maioria das pessoas na Indonésia, país com a maior população mulçumana do mundo são muçulmanos.


Do blog O Kduko.