domingo, 22 de agosto de 2010

O Auto-Retrato



Gustave Courbet, auto-retrato.


No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...

às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...

e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,

no final, que restará?
Um desenho de criança...
Terminado por um louco!

Mario Quintana

Um comentário:

Rodrigo disse...

Gosto muito dessa pintura. Courbet parece olhar espantado para si mesmo, que o pinta. Lembra-me do conceito da "quarta parede" nos quadrinhos e desenhos, quando o personagem se dá conta de que está numa história de ficção e começa a conversar com o leitor/espectador.´E agora fico me perguntando se é esse o motivo do espanto do retratado, ou se seria outra coisa.

Parece que já tenho no que pensar neste domingo.:-)