sábado, 7 de novembro de 2009

Inconscientemente

O inconsciente.

Acredito que há de existir felicidade nesse mundo. Porém quando paro para pensar, vejo em minha mente a questão "felicidade" como puramente contextual. Não creio que seja um sentimento que possamos determinar: Hoje estou feliz, amanhã posso estar no maior spleen que já presenciei. Na minha mais simplória visão, a felicidade é algo que pode ser atingido, e frequentemente o é, contudo o realmente difícil é mantê-la.

Um comentário:

disse...

Também creio que há felicidade no mundo, bambina. Não somente considero difícil mantê-la, mas creio ser impossível, assim como os demais sentimentos. Ao meu ver, todos eles, sem excessão alguma, são efêmeros, pois o sentimento de felicidade é logo substituído por outro.

Algo me deixa feliz nesse momento, mas em um determinada hora, acontecerá algo que me deixará triste. Por mais que certos tipos de sentimentos considerados "contrários" possam coexistir, um deles sempre acaba se enfraquecendo. Então, é necessário que encontremos outra coisa que nos deixa feliz. É uma eterna busca.

Nós saciamos os nossos sentimentos também. Se estou com fome, por exemplo, e como algo, minha fome passa. Se estou curioso a respeito de aluma coisa, e a descubro, a curiosidade não existe mais. Se estou com apetite sexual, e faço sexo, o apetite é saciado. Isso não quer dizer que esse sentimento desapareceu de mim. Ele apenas não existe naquele momento.

Com a felicidade é a mesma coisa. Não se é feliz a todo instante, bem como não se é triste a todo instante também. Devemos a todo momento fazer algo que nos deixa feliz.