quinta-feira, 28 de junho de 2012

Are you gonna find me in July?

Uma imagem pode significar mais que um texto inteiro,
mas ainda assim eu escrevo.


As palavras, às vezes, são insuficientes
diante da magnificência dos atos.
Da vida, em si, talvez.
Um abraço ou um sorriso
muitas vezes é mais efetivo que um "eu te amo",
e sua fragilidade falsa.

O mundo gira, nessa esquizofrenia incessante,
enquanto humanos roboticamente permanecem em seu cotidiano.
Presos em escritórios, sem ver a luz do dia.
Presos em relações fracassadas, por puro comodismo.
Proferindo palavras, quase que sem sentí-las.
Na verdade, não a sentem mais.
Utilizam, única e exclusivamente,
para seus próprios fins.

Enquanto isso, se afogam, 
mais e mais, em insignificância.
Abrem mão de sua própria felicidade,
em nome do outro.
Desgastam-se diariamente,
trabalhando incansavelmente...
E não aproveitam os poucos lados bons da existência.

As pessoas sentem medo da felicidade.
Preferem ficar presas em relacionamentos ridículos,
sonhando estar com outro,
ou simplesmente sozinho.
Porém o medo as impede.
Não há ganho sem dor.
Porque temer a dor?
Porque temer o risco?
Pode-se perder, mas
se pode ganhar muito mais.

A vida é ínfima, meu filho.
Aceite-a e se embebede dela.
Viva cada dia como se fosse o último,
porque ele efetivamente pode ser.
Seja epicurista! Sim, seja!
Busque o que lhe dá mais prazer!
Existe tristeza demais nesse mundo.
Melancolia demais.
Miséria demais.
Viva.

Th.
28/06/2012

7 comentários:

Anônimo disse...

esta imagem fala muito...

Anônimo disse...

esta imagem fala muito...

Thais, The Wanderer disse...

Sim, foi a imagem que quis colocar no mês que viajei para a Florianópolis. :)

Anônimo disse...

E o que lhe foi tão marcante na ilha de Santa Catarina que lhe fez criar tão belo e tão triste poema?

Thais, The Wanderer disse...

Na verdade, o marcante não é a ilha, mas as lembranças que ela me traz. Não é o lugar exatamente, tampouco o que poderia lá estar.
As lembranças vão muito mais além. Muito além de Florianópolis... Além do Rio Grande do Sul. Englobam desde Within Temptation até Vampirismo.
É muita história.
Muita história e um carinho grandioso.
Tudo isso transborda nas palavras e forma pequeninos textos. Eles procuram seus lugares ao mundo, como que fossem vomitados, num momento de desespero.
É isso aí.

Anônimo disse...

Nossa, mais parece uma ferida que não quer fechar, algo que assombra seus pensamentos no dia-a-dia.
Arriscaria um palpite de que isso tudo se trata de uma decepção, mas não tenho certeza, pois decepções desejamos esquecer, ao invés de lembrar, inda mais com carinho.
Seja como for, seu coração está seguro, escondido atrás de uma bravura transmitida através de belas palavras.

Thais, The Wanderer disse...

Decepções existem, meu caro Anônimo. Ninguém pode se abster delas. Ninguém tem poder para tal artimanha.

Tampouco gostaria de fugir das decepções. São através delas que eu aprendo, e aprendo caríssimas coisas. Tal como não confiar nos seres humanos. Em geral, as pessoas são falsas e medrosas. Preferem se ater a mentiras e palavras repletas de nada do que procurar a real felicidade. Preferem viver uma mentira do que ir atrás do que desejam, no fundo de seus corações. Aos poucos, vejo essas coisas e enojo-me disso. Não quero ser assim, e tenho orgulho em sempre tentar fazer tudo o que quero. Não necessariamente consigo pois nem tudo depende de mim. Porém, fico com uma sensação gostosa de "Eu tentei". Se não deu certo, não foi por incompetência minha.
Quando você diz que meu coração está seguro: Definitivamente o está. Bravura preciso ter, como já expliquei. Faço questão de ser uma pessoa forte e não me amedrontar diante da primeira barreira que me é colocada. As pessoas, por terem tanto medo do futuro, deixam o passado inacabado, sem resolução. É lamentável terem tanto medo de se resolverem!

Não sou Leão, mas ajo como um. Alguns Leões mais parecem ratos...